Página inicial > Manual do Servidor (formulários) > Manual do servidor > Afastamento para exercício de mandato eletivo

Afastamento para exercício de mandato eletivo

DEFINIÇÃO

Afastamento permitido ao servidor quando investido em mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital.

DOCUMENTO PARA INSTRUÇÃO DO PROCESSO

• Comprovação do mandato eletivo a ser desempenhado (diploma do Tribunal Regional Eleitoral ou outro documento oficial).

FLUXO DO PROCESSO

LOCAL AÇÃO
Solicitante  Formaliza processo com a documentação necessária
DGP/PROGEP  Análise documental. Caso necessite de ajustes, devolve ao solicitante.
Pró-Reitor  Análise e manifestação quanto ao afastamento.
DGP/PROGEP  Se positivo, elaboração de minuta e anuência da Reitoria.
Reitoria  Assina a portaria e inserção do informativo.
DGP/PROGEP  ciência da portaria ao servidor / chefia imediata e publicação no boletim.
DRM/PROGEP  Realiza os devidos registros no Sistema
DPAG/PROGEP   Realiza os ajustes financeiros
Arq. Setorial/PROGEP  Arquiva na pasta funcional do servidor

INFORMAÇÕES GERAIS

Tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, o servidor ficará afastado do cargo.

Investido em mandato de PREFEITO, o servidor será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela remuneração do cargo efetivo.

Investido em mandato de VEREADOR o servidor optará por uma das seguintes possibilidades:

• havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;
  • não havendo compatibilidade de horários, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela remuneração do cargo efetivo ou do cargo eletivo.

O exercício remunerado de mandato de Vereador por Docente em regime de dedicação exclusiva implica sua alteração para 20 (vinte) ou 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, enquanto durar o mandato.

No caso de afastamento do cargo com perda da remuneração do cargo efetivo, não se recolhe contribuição para o plano de seguridade social do servidor, por ausência de fato gerador.

O Servidor investido em função de Direção, Chefia, ou Assessoramento que se afastar para exercício de mandato eletivo será dispensado da função.

O servidor investido em mandato eletivo não poderá ser removido de ofício ou redistribuído para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

O período de afastamento para exercício de mandato eletivo é considerado como de efetivo exercício, exceto para promoção por merecimento. No entanto, se em virtude do exercício de mandato eletivo o servidor receber pensão ou aposentadoria de órgãos previdenciários de parlamentares, não poderá utilizar o período de mandato eletivo para nenhum efeito no Serviço Público Federal.

LEGISLAÇÃO

1. Artigos 35, parágrafo único, inciso II, alínea "d", 94, 102, inciso V e 201 da lei n° 8.112, de 11/12/90 (DOU 12/12/90).

2. Pareceres DRH/SAF n°173, de 17/07/91 (DOU 02/08/91) e n° 175, de 16/07/91 (DOU 09/08/91).

PROCESSO FORMALIZADO EM MODO:   ( x ) DIGITAL   (  ) FÍSICO

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO PROCESSO:  10/08/2020