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Estrutura organizacional

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 estrutura organizacional progep

 

PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS: Saulo Pereira Wanzeler

PRÓ-REITOR ADJUNTO DE GESTÃO DE PESSOAS: Victor Daniel de Oliveira e Silva 

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal Rural da Amazônia, conforme Regimento aprovado através da Resolução nº 301, de 3 de abril de 2009 - Consad, encontra-se com a seguinte configuração: três diretorias, dez divisões, duas seções e um arquivo setorial. Devido a configuração gerencial e disponibilidade de funções gratificadas, algumas diretorias e divisões não possuem gerentes e diretores designados. Portanto, tais unidades são gerenciadas pela hierarquia superior.

Vamos as principais atribuições de cada uma delas.

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA (DAF)

Anterioremente denominada como Superintendência Administrativa de Pessoal (SAP), a Diretoria Administrativa e Financeira é uma unidade subordinada diretamente a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e têm como princiapais atribuições: Propor e elaborar atos e procedimentos relacionados à aplicação e ao cumprimento da legislação de pessoal vigente e auxiliar o Pró-reitor na proposição e acompanhamento do planejamento estratégico, tático e operacional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas;

Atualmente, possui em sua estrutura as seguintes divisões: 

  • Divisão de Registro e Movimentação (DRM) -  Cadastrar, atualizar e controlar, nos sistemas oficiais do governo federal e outros que houver, os dados pessoais e funcionais, benefícios, auxílios, progressões, remoções e outros registros pertinentes dos servidores do quadro permanente, aposentados, pensionistas, estagiários, médicos residentes, professores temporários, professores substitutos e professores visitantes.
  • Divisão de Pagamento (DPAG) -  Gerenciar, acompanhar, atualizar e efetuar cálculos específicos para a elaboração da folha de pagamento, analisar e registrar processos referentes a pagamentos e benefícios; analisar e instruir processos concernentes a pagamentos de pessoal;

 

DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO (DDD)

A Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento é a unidade responsável pela identificação das necessidades de capacitação dos servidores do quadro funcional da UFRA que, entre demais atribuições, tem o objetivo de realizar o planejamento, execução e avaliação de uma ferramenta importante para o desenvolvimento institucional: o Programa de Capacitação e Desenvolvimento (PCD)

Atualmente, possui em sua estrutura as seguintes divisões:

  • Divisão de Concurso e Admissão (DCON) - Tem como atribuições: Auxiliar e assessorar a Administração Superior na elaboração de normas reguladoras de concursos públicos; controlar o banco de vagas dos docentes e técnico-administrativo em educação da UFRA, Elaborar edital de concurso público para as carreiras docente e técnico-administrativo efetivos e processo seletivo simplificado para contratação de Substitutos, Temporários e Visitantes; 
  • Divisão de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas (DCAD) - É a divisão responsável por identificar as necesidades de capacitação dos servidores do quadro funcional da UFRA, analisar os processos de Progressão por Capacitação, Progressão por Mérito e de Qualificação de servidores Técnico-Administrativos.
  • Divisão de Acompanhamento e Carreira (DAC) - Possui como atribuições o planejamento e a execução da avaliação de desempenho anual dos servidores, identificar as lacunas existentes na formação técnica dos servidores, direcionando para ações de capacitação e potencializar o aproveitamento do capital intelectual, pelo dimensionamento e redimensionamento de pessoal.

 

DIRETORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (DSQV)

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV)/Unidade SIASS é responsável pelo gerenciamento da política de atenção à saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho, promovendo ações e acompanhamento psicossocial aos servidores, além de atender a comunidade universitária em ações e campanhas de atenção e promoção da saúde. Também possui como atribuições realizar o acompanhamento psicossocial de servidores em afastamento por motivo de saúde, por solicitação da gerência ou por demanda espontânea;

  • Divisão de Assistência Psicossocial - Possui como objetivos realizar a viabilização de programas de promoção e prevenção relacionados a saúde física e mental dos servidores; orientar e encaminhar servidores para a rede de serviços, quando necessário. 
  • Divisão de Atenção à Saúde do Servidor - Possui como atribuições a realização de perícia oficial, médica e odontológica, com o objetivo de intervir nos fatores causdores de adoecimento dos servidores, tanto nos aspectos individuais como nas relações coletivas, no ambiente de trabalho;  
  • Divisão de Segurança do Trabalho - Tem como atribuições avaliar os locais de trabalho com vistas à identificação e controle técnico dos riscos; coordenar e elaborar o laudo de avaliação ambiental da UFRA.

 

DIVISÃO DE GESTÃO DE PROCESSOS (DGP)

Unidade administrativa de assessoramento à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, é responsável  pela orientação dos servidores e usuários externos quanto as atividades inerentes à PROGEP, gerenciar e executar procedimentos relativos às situações que envolvam reposição ao erário por parte de servidores, aposentados, pensionistas, estagiários, médicos residentes veterinários, professores substitutos, professores temporários e professores visitantes, gerenciamento da estrutura e informações do site da Progep e do boletim de serviços, entre outras. 

 

DIVISÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS (DLN)

A DLN tem como principais atribuições: Prestar assessoria à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e suas unidades vinculadas através de pareceres, notas técnicas e instruções normativas em assuntos relativos à área de pessoal;acompanhar, organizar e manter atualizadas a consolidação da legislação e jurisprudência, referentes a assuntos de gestão de pessoas; assessorar na formalização de consultas técnicas junto ao órgão setorial/central do SIPEC; examinar e emitir parecer sobre consultas referentes aos direitos e deveres dos servidores da UFRA, relacionados ao Regime Jurídico Único e suas relações trabalhistas com a UFRA, entre outras.

 

SEÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS E ESTÁGIO (SSTE)

A Seção de Serviços Terceirizados e Estágio (SSTE) atua com o objetivo de auxiliar a gestão de serviços contínuos de terceirizados administrativos e estágio não-obrigatório, ou seja, estágios administrativos, dando suporte aos fiscais de contrato  por meio de estudos de força de trabalho da UFRA assim como, auxiliando na alocação de mão-de-obra dentro da Universidade.

 

SEÇÃO DE APOSENTADORIA E PENSÃO (SAP)

Não indicada ainda em regimento, a Seção foi criada diante da necessidade de tratamento específico quanto aos procedimentos de aposentadoria e pensão.

 

ARQUIVO SETORIAL PROGEP

Unidade que realiza a gestão documental e arquivo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e alimentação do Assentamento Funcional Digital dos servidores da UFRA. 

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